sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exposição Internacional " Pneumática ", Porto - Portugal, Paulo Paes, 06/06 à 05/08/13

Premiada pela Funarte, a mostra reúne esculturas infláveis e poderá ser vista a partir de 6 de junho,  no Porto - Portugal .

Exposição “Pneumática” – Foto: Aurélio Velho

A arte dos balões inspira a exposição Pneumática, que será aberta no próximo dia 6 de junho, às 19h, no Espaço de Intervenção Maus Hábitos, no Porto, em Portugal. A mostra, do artista plástico paraense Paulo Paes, integra a programação do Ano do Brasil em Portugal. As esculturas infláveis são resultado de uma pesquisa sobre os balões de papel e seu universo lúdico-tecnológico, a partir  do contato com os mestres baloeiros e com todo o ritual em torno dessa prática nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, Brasil. Através deste trabalho, o artista resgata e preserva fundamentos de uma tradição enraizada na memória coletiva de ambos os povos – português e brasileiro. Pneumática foi um dos projetos contemplados no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, da Fundação Nacional de Artes, e ficou em cartaz  de março a junho de 2012, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Ao se apropriar das bases técnicas da arte dos balões, Paulo Paes mergulha nas questões puramente espaciais e pictóricas envolvidas, criando objetos infláveis, de caráter efêmero, feitos em papel de seda, dissociados da função original de artefato voador. São esculturas de escalas variadas, insufladas por ventoinhas, que ao se encherem de ar, ganham volume e ocupam um lugar no espaço, sempre em nome de uma potência estética que se dá nas relações e na vibração das cores.

Sobre o artista
Paulo Paes nasceu e viveu em Belém do Pará até os 17 anos. Em 1978, foi para o Rio de Janeiro, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde permaneceu como aluno e, posteriormente, como professor até 1992. Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Em 1992, concebeu e coordenou, em parceria com Ricardo Basbaum e Ricardo Sepulveda, a exposição coletiva Eco-Sensorial, no Rio de Janeiro. Em 1991, foi selecionado para expor na 21ª Bienal Internacional de São Paulo, SP. Em 1984, expôs na coletiva Como vai você geração 80?, no Rio de Janeiro.

Atividades especiais

Durante sua residência no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, o artista Paulo Paes desenvolverá, em parceria com o baloeiro carioca Luciano Britto, vice-presidente da SAB, Sociedade de Amigos do Balão, uma série de atividades em torno da tradição dos balões juninos de papel, que incluirão:

* DEBATE ABERTO AO PÚBLICO – Na noite de abertura, no dia 6 de junho, haverá um debate aberto ao público com a presença do artista. Paulo Paes falará sobre o processo de pesquisa sobre balões de papel e seu universo lúdico-tecnólogico, a partir do contato com mestres baloeiros e com todo o ritual em torno dessa prática na Zona Norte do Rio de Janeiro.

* OFICINA – Do dia 12 ao 21 de junho, o artista plástico Paulo Paes e o baloeiro Luciano Britto realizarão uma Oficina prática de criação, planejamento e construção de esculturas infláveis de papel de seda. Aberta ao público, vagas limitadas.

Na Oficina prática, será possível ver o modo como a elaboração construtiva dos balões se desdobra nos infláveis, como a simplicidade e a sofisticação interagem ao longo de seu processo criativo. Exercício de dobra, de corte e de colagem de papel, a consciência dos materiais em relação à estruturação plástica e o volume e a leveza das formas serão discutidos e repercutidos na prática de cada um dos alunos. Paulo também disponibilizará um manual próprio de fabricação que elaborou com tabelas com linhas de cotas e curvas.

Durante a oficina, em parceria com Luciano Britto, Paulo Paes aprofundará questionamentos acerca das fronteiras entre “arte culta” e “arte popular”, problematizando a própria legitimidade desta distinção e agregando a um espaço cultural voltado para experiências contemporâneas no campo das artes, atores e valores convencionalmente excluídos e/ou estigmatizados como pertencentes a um contexto cultural “menor”, destituído de “densidade crítica”.

As inscrições serão gratuitas e  poderão ser realizadas, entre os dias  6 e 11  de junho, pelo telefone do MAUS HÁBITOS +351 222 087 268  producao@maushabitos.com. As vagas são limitadas a 20 pessoas e a classificação etária é livre.

* LANÇAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CATÁLOGO – No termino da oficina, dia 21 de junho, será lançado o catálogo da exposição, e distribuído gratuitamente ao público presente.

* INTERVEÇÕES URBANAS – Paralelamente, Paulo e Luciano realizarão um programa de intervenções urbanas, um movimento de levar a produção de arte contemporânea aos espaços públicos, integrada horizontalmente ao calendário de manifestações culturais “populares” das festas juninas, que têm na cidade do Porto um dos seus maiores polos de expressão.

Será uma série de intervenções urbanas, na cidade do Porto e arredores, com lançamento de balões solares (sem fogo) em parceria com o baloeiro carioca Luciano Britto e artistas portuenses integrados à oficina, culminando no amanhecer do dia de São João – dias 23 e 24 de junho de 2013.

Serviço:

ABERTURA - dia 6 de junho de 2013, às 19h
Coquetel de abertura e debate aberto ao público com a presença do artista.
Atividades Especiais
Oficina - de 12 a 21 de junho de 2013
Oficina prática de criação, planejamento e construção de esculturas infláveis de papel de seda. Aberta ao público, vagas limitadas. Período de inscrição de 6 a 11 de junho.

Intervenções Urbanas – dias 23 e 24 de junho de 2013
O artista Paulo Paes realizará uma série de intervenções urbanas, na cidade do Porto e arredores, com lançamento de balões solares (sem fogo), em parceria com o baloeiro carioca Luciano Britto e artistas  portuenses, culminando com as festividades do dia de São João.

Local Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos
Rua Passos Manuel,178, 4º andar, 4000-382, no Porto, Portugal

Visitação: de 6 de junho a 5 de agosto
Horários: segunda a quarta, das 12h às 20h; quinta a sábado, das 12 às 24h

Informações e inscrições na oficina

MAUS HÁBITOS +351 222 087 268 | producao@maushabitos.com
Entrada Franca | Classificação Etária: livre

REALIZADORES
A exposição Pneumática é uma atividade produzida por Rosa Melo Produções Ltda, em parceria com Saco Azul e Maus Hábitos, integrada nas atividades do Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos.

Uma iniciativa cultural promovida no âmbito do Ano do Brasil em Portugal pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores do Governo Brasileiro.

Conta, ainda, com o apoio do Governo de Portugal, Direção Geral das Artes – DGARTES, Embaixada do Brasil em Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário