sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brasília DF, Exposição " Sim, pode tocar ! ", até 09/06/13 - Museu dos Correios


Os visitantes do Museu dos Correios, em Brasília, ganharam mais duas semanas para interagir com as obras do artista plástico nipo-brasileiro Yutaka Toyota. A exposição “Sim, pode tocar!” permanecerá aberta até o dia 9 de junho, com entrada franca. Estão em exibição 18 esculturas que oferecem ao público uma experiência multisensorial com a arte.

As peças, feitas de aço e madeira, causam diferentes impactos visuais, de acordo com os ângulos por quais são vistas. A possibilidade de tocar permite sentir as texturas e as formas características de cada obra, permitindo também serem apreciadas pelas pessoas com deficiência visual. Além disso, ao aproximar-se, o público percebe um som específico para cada escultura, que vai desde ruídos da floresta até o barulho produzido por um avião.

Devido ao seu caráter inclusivo, a exposição tem recebido diferentes grupos de visitantes, como estudantes do ensino fundamental, adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais. 

A equipe do Hospital Sarah Kubitscheck tem levado pacientes em tratamento de reabilitação motora ao Museu dos Correios e afirma ter sido possível trabalhar a descoberta da arte pelo som, pelo toque e pelas imagens. 

Os pacientes – alguns nunca haviam estado em um museu antes – puderam se sentir como os demais visitantes, que não possuem dificuldades motoras. Isso porque o espaço oferece boas condições de acessibilidade, com rampas pouco inclinadas e entradas amplas, além de as obras de arte estarem posicionadas em altura confortável para crianças e cadeirantes.

A exposição, patrocinada pelos Correios, alcança em Brasília o mesmo sucesso já obtido no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro e no Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora (MG).

Serviço:
Exposição Sim, pode tocar!
Até 9 de junho de 2013
De terça a sexta-feira, de 10 às 19horas. Sábados, domingos e feriados, de 12 às 18horas.
Museu dos Correios: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, nº 256, Ed. Apolo, Asa Sul, Brasília (DF)
Entrada: franca
Classificação: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário