domingo, 28 de abril de 2013

Prémio ABCA 2012 - Associação Brasileira de Críticos de Arte, resultado.


Colunista :
César Romero, 28/04/2013

Acaba de ser divulgado, em São Paulo, o resultado do Prêmio ABCA – 2012, maior acontecimento nacional de premiação a importantes nomes das diversas áreas da esfera das artes visuais. A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) foi criada em 1949 e passaram pela associação mais de quatro centenas de especialistas. 

Os Prêmio ABCA, em dez categorias,  nominam personagens de importância na área cultural. São 150 associados de todo o Brasil que indicam e votam secretamente. Além dos prêmios serão homenageados como destaque especial: Jacob Klintowitz (SP), Museu Brasileiro da Escultura - MUBE (SP) e o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG (MG) . Homenagem especial para o Museu de Arte Contemporânea MAC - SP,  por seus 50 anos; e os artistas Tomie Ohtake (SP) e Marcelo Grassman (SP). Os prêmios serão entregues no dia 28 de maio, às 20h, no Sesc Vila Mariana.

Os dez premiados: Prêmio Gonzaga Duque (destinado a crítico associado por atuação no ano) – Ângela Ancora da Cruz (RJ). É professora e crítica de arte, lecionando na pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. No último ano, organizou o seminário sobre a Crítica de Arte na Contemporaneidade para a ABCA e com a participação da EBA/UFRJ.


Prêmio Sergio  Milliet (autor/a por pesquisa publicada) - Almerinda da Silva Lopes (ES), pela publicação de Artes Plásticas no Espírito Santo: 1940-1969. Ensino, Produção, Instituições e Crítica. Vitória: Editora Ufes, 2012.  Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea) - Adriana Varejão (RJ), pela mostra Adriana Varejão – História às Margens, sob a curadoria de Adriano Pedrosa, inaugurada em setembro de 2012, no MAM de São Paulo, e, em março deste ano, no MAM do Rio de Janeiro.


Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico) - Ricardo Ohtake (SP). Formou-se em Arquitetura na FAU-USP, mas há quatro décadas se dedica à cultura. Com a mãe, Tomie, e o irmão Ruy criou, em 2001, o Instituto Tomie Ohtake e é seu diretor.

Prêmio Mário de Andrade (trajetória de crítico filiado ou não)
Houve empate na votação e ganharam: Aline Figueiredo (MS). Crítica e animadora cultural. Revelou a arte do Brasil Central, tendo promovido a I Exposição de Pintura dos Artistas Mato-Grossenses (1966), em Campo Grande. Paulo Herkenhoff (RJ). Bacharel em Direito é museólogo e crítico de arte. Foi curador do Museu de Arte Moderna de Nova York e diretor do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio. É curador do novo Museu de Arte do Rio (MAR). Publicou diversos livros.

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória) - Regina Silveira (SP). É bacharel em pintura pela UFRGS e Licenciada em Desenho pela PUC-RS. Obteve renome internacional por suas instalações monumentais, participando das mais importantes Bienais de Artes Visuais.

Prêmio Maria Eugênia Franco (curador/a pela exposição) - Olívio Tavares de Araújo (SP). Pela curadoria da mostra Di Cavalcanti: Brasil e Modernismo, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, de 6 de dezembro de 2012 a 17 de fevereiro de 2013.  Prêmio Rodrigo Mello e Franco (instituição pela programação) - Instituto Moreira Salles (SP–RJ). Fundada há 20 anos,  é uma entidade civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de programas culturais. Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição) - Guerra e Paz, de Portinari (RJ-SP). Pintor que levou a arte brasileira para a ONU em Nova York com seus melhores murais. Foram restaurados, apresentados no Teatro Municipal do Rio e no Memorial da América Latina (SP). Prêmio Antonio Bento (difusão das artes visuais na mídia) - Revista Piauí. Grandes reportagens, pequenos artigos e perfis integram a Piauí, com seu humor inteligente e informações aprofundadas sobre artes, política, economia, arquitetura, história e esportes.

Fonte :
http://www.correio24horas.com.br/colunistas/detalhes/artigo/cesar-romero-premioabca2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário