sábado, 27 de abril de 2013

Brasil - Artes visuais a caminho da TV aberta. Previsão início de 2014.


TELEVISÃO
Artes visuais a caminho da TV aberta
Série "Brasil visual", com previsão de estreia para o próximo ano, na TV Brasil, vai trazer 13 episódios sobre a arte brasileira contemporânea
Publicado em 26/04/2013, às 06h12
Renato Contente


Ao invés das molduras convencionais que protegem as obras de arte, os contornos de uma televisão ou de um monitor de computador. Dos museus às salas de estar, o universo brasileiro das artes visuais vai ganhar espaço na TV aberta dentro da série de documentários Brasil visual, atualmente em fase de gravação e com previsão de estreia para o início do próximo ano, na TV Brasil. O programa, idealizado pela produtora pernambucana Rosa Melo e desenvolvido em parceria com a cineasta carioca Anna Azevedo, tem como objetivo traçar um panorama da cena artística contemporânea do Norte ao Sul do Brasil.

A primeira temporada do projeto será apresentada pelo artista performático multimídia Rodrigo Saad, o Cabelo, e conta com programação visual dos artistas plásticos Lia Letícia e Fernando Peres. Em 13 episódios de 26 minutos, o público vai entrar em contato com o mundo das artes visuais em seus principais expoentes de diversas gerações, abrangendo variadas expressões artísticas: da instalação ao grafite, transitando entre pintura, gravura, site specific (quando o local da exposição faz parte da obra), videoarte, intervenção urbana, escultura e body art.



Rosa, produtora de exposições de Paulo Bruscky e do curta Texas Hotel (Cláudio Assis), adianta que o formato da atração não será como os habituais almanaques televisivos. “O programa vem em um formato diferenciado, mesclando documentário e jornalismo, com um olhar sensível sobre os temas abordados. Além de ser uma série dedicada aos artistas visuais brasileiros, vamos discutir questões relacionadas à produção de arte contemporânea no País. Estamos viajando por vários Estados para conferir de perto o que está acontecendo, conhecer as novidades para apresentá-las ao público”, explica.

Diretoras e roteiristas da série, Rosa Melo e Anna Azevedo acabaram de cumprir uma temporada de pesquisas no Nordeste. A dupla esteve em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba entrevistando artistas como Paulo Bruscky, Daniel Santiago, Thelmo Cristovam, Ricardo Brasileiro, Ricardo Ruiz, Dyogenes Chaves, Zé Rufino, Falves Silva, Guaracy Gabriel, Zé Tarcísio, Solon Ribeiro, Luciana Magno, Waléria Américo e Lourival Cuquinha.

O primeiro episódio será focado na arte-correio (ou arte-postal), uma forma de arte que utiliza a postagem de obras e a interferência de outros artistas como processo de criação. Nomes consagrados do gênero, os pernambucanos Paulo Bruscky e Daniel Santiago serão os principais entrevistados do programa de estreia.

Confira a matéria completa no Jornal do Commercio desta sexta (26), no Caderno C

Fonte :
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2013/04/26/artes-visuais-a-caminho-da-tv-aberta-80996.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário