sexta-feira, 29 de março de 2013

Brasília DF, Mostra “Harcourt – Escultor da Luz” fica em Brasília até 07/04/13



Até o dia 07 de abril o Museu Nacional da República, em parceria com a Embaixada da França e a Aliança Francesa de Brasília, recebe a mostra “Harcourt, Escultor de Luz”, que reúne dezenas de retratos de artistas, desportistas e políticos do mundo nteiro.

As fotos, quase todas em preto-e-branco, mantêm, como destaca o folder de divulgação, “um ar solene que confere ao fotografado a aura de astro ou estrela dos tempos de ouro do cinema em preto e branco.”

Apesar de fotos de desportistas e outras personalidades fazerem parte da exposição, o destaque é para as grandes estrelas e astros do cinema. É neles que a luz parece brilhar mais intensamente. Um brilho que destaca ainda mais a beleza dos fotografados, com “um facho de luz que corta o quadro, contornando a expressão, dando vida ao olhar, revelando texturas”, conforme destaca ainda o texto de apresentação.

Se a fotografia já é bela em sua concepção básica, ver os retratos sob a ótica do estúdio Harcourt torna-os ainda mais belos.

O lendário Estúdio Harcourt é o sobrevivente de uma época de grandes estúdios de fotografia e, desde 1934, registra personalidades em branco e preto, todas com o mesmo efeito de luz. Além da luz, a maquiagem é um fator fundamental do estilo Harcourt. “Ela começa a vestir o rosto ao brincar com a sombra e com a luz.

A iluminação permite sublinhar a intimidade para criar uma emoção, já que a Luz com “L” maiúsculo é a marca inconfundível de Harcourt”, diz Yann Lorvo, Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil e integrante da curadoria da exposição.

O Estúdio Harcourt, em parceria com a L´Oréal Cabeleireiros contra a Aids, desenvolveu um calendário com 12 fotos de personalidades clicadas pelo fotógrafo parisiense Didier Bizous, integrante do Estúdio Harcourt. A Aliança Francesa foi a responsável por trazer o projeto para o Brasil e recriar o estúdio em um hotel no Rio de Janeiro para ilustrar as páginas do calendário Cabeleireiros Contra Aids 2013. A renda arrecada foi doada para a Sociedade Viva Cazuza.

Personagens icônicos, como Brigitte Bardot, Salvador Dali, Serge Gainsbourg, John Malkovich, Marlène Dietrich, Catherine Deneuve, Dita Von Teese e Edith Piaf, integram a mostra. Na área do esporte, o brasileiro Gustavo Kuerten, o tenista Rafael Nadal, Zinedine Zidane e ainda os pilotos Alain Prost e Michael Schumacher foram fotografados.

Os estilistas Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, John Galiano, Pierre Cardin e Kenzo representam a moda mundial. 
A única mulher brasileira contemplada na exposição é a atriz Glória Pires. 

Serviço 
Exposição “Harcourt – Escultor da Luz”
Até 07 de abril de 2013 no Museu Nacional da República
De terça a domingo
Das 9h às 1830
Entrada Franca

Fonte :
http://www.sc.df.gov.br/noticias/item/2614-mostra-%E2%80%9Charcourt-%E2%80%93-escultor-da-luz%E2%80%9D-fica-em-bras%C3%ADlia-at%C3%A9-abril.html

Mais :
http://mube.art.br/expos/harcourt-escultor-de-luz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário