sábado, 19 de janeiro de 2013

Escultura animada, Cacotecnia, Galeria Instituto de Artes da UnB, até 29/01/13


18/01/2013 11h17 - Atualizado em 18/01/2013 11h17
Mestranda de Artes da Universidade de Brasília cria escultura animada
Mistura de arte e tecnologia resultou em escultura que interage com o público.
A peça está em exposição no Instituto de Artes da UnB até 29/01/13

- - -

Alunos da Universidade de Brasília desenvolveram, após dois anos de estudo, uma escultura animada. Com jeito de bailarina, a obra respira, dorme, se assusta, pisca e olha para quem a observa.

O projeto é da estudante de mestrado em artes Julia Ghorayeb e contou com a participação de um grupo da Faculdade de Tecnologia. No total, 25 pessoas trabalharam na iniciativa.
Julia Ghroyaeb começou a se interessar pela técnica de stop motion, que usa diversas fotografias de um objeto ou desenho para criar a impressão de movimento. "Parti para a robótica como um novo meio de animar figuras tridimensionais", falou a estudante e escultora.
Escultura criada por estudantes da Universidade de Brasília interage com quem se aproxima (Foto: Mariana Costa/UnB Agência)Escultura criada por estudantes da Universidade de
Brasília interage com quem se aproxima
(Foto: Mariana Costa/UnB Agência)
O resultado da mistura entre arte e tecnologia é uma escultura que interage por meio de um programa de computador ligado a uma webcam. Com o equipamento, a escultura localiza e seleciona o rosto das pessoas que entram no ambiente. A partir daí, reage a quem estiver mais próximo.
"Os movimentos são programados, mas a interação depende do posicionamento da pessoa conforme captado pela webcam”, explicou o estudante Gabriel Caspar, aluno do 9º semestre de Ciência da Computação e um dos responsáveis pela visão computacional do trabalho.
A escultura é a peça única da exposição Cacotecnia, que fica no Espaço Piloto, na galeria do Instituto de Artes da UnB, até 29 de janeiro.

Fonte : http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/01/mestranda-de-artes-da-universidade-de-brasilia-cria-escultura-animada.html

No link da fonte, disponível um vídeo/reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário