sábado, 29 de dezembro de 2012

Victor Meirelles, 1832-1903, pintor brasileiro, 180 anos do seu nascimento



Victor Meirelles  *1832  +1903   


Os 180 anos de nascimento de um dos maiores pintores do romantismo brasileiro
Victor Meirelles por Alberto Henshel (Acervo Museu Imperial)Victor Meirelles por Alberto Henshel (Acervo Museu Imperial)De Lá Pra Cá desta semana destaca a história deVictor Meirelles, um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Ancelmo Gois e Vera Barrosorecebem a museóloga e diretora do Museu Nacional de Belas Artes Monica Xexeo, o crítico e historiador de arte Carlos Roberto Maciel Levy e o professor e crítico de arte Geraldo Edson de Andrade.

Victor Meirelles é um dos maiores pintores do romantismo brasileiro. É autor de obras históricas, de grandes dimensões. A mais importante delas, A Primeira Missa no Brasil, foi pintada quando o artista morava em Paris, onde estudou. Os quadros mais famosos foram encomendados pelo Império Brasileiro.Dom Pedro II e a família real eram clientes assíduos do pintor. Victor Meirelles produziu muitas aquarelas, retratos da família do Imperador, paisagens e quadros históricos ligados a episódios da Guerra do Paraguai. Entres eles, Combate Naval do Riachuelo e Passagem de Humaitá.

As obras do artista foram importantes para solifificar os primeiros símbolos de identidade nacional no Brasil. Com a proclamação da República, isso acabou trazendo desavenças para Victor Meirelles. Perseguido pelos detratores, foi demitido da Escola Nacional de Belas Ares, que deu lugar à Academia Imperial de Artes. Foi também acusado de plagiar Pedro Américo, outro grande pintor da época, e caiu em desgraça. Morreu pobre e amargurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário