domingo, 23 de dezembro de 2012

Festival Internacional de Artes na Europa - Europalia


Programa vai à Bélgica e apresenta exposição totalmente dedicada ao Brasil
Obra de Tarsila do Amaral exposta no festivalObra de Tarsila do Amaral exposta no festivalEsta edição do Conhecendo Museus é especial. A câmera do programa deslocou-se do Brasil até a Europa para conferir a 23ª edição do Festival Internacional de Artes da Europa – Europalia. E registrar a visita e toda a estrutura levada para o outro lado do oceano para divulgação da arte brasileira.
Europalia é um festival de cultura realizado na Bélgica que, a cada dois anos, homenageia um país. É realizado desde 1969 e já celebrou 18 países em suas 22 edições, com média de um milhão de visitantes a cada evento. O ano de 2011 foi dedicado ao Brasil. O terceiro país fora da Europa a ter sua arte celebrada. O Europalia Brasil  contou  com um número expressivo de eventos.

Desde outubro, até o seu encerramento, o Europalia foi palco de mais de 500 eventos culturais, entre apresentações de grupos musicais, de artes cênicas, de filmes brasileiros, além da realização de eventos literários e exposições de artes visuais. Para realizar o festival, o MinC alocou recursos próprios e também contou com o patrocínio de grandes grupos empresariais brasileiros.

Foram ao todo 18 exposições em 15 museus e espaços culturais de referência. Entre elas a exposição intitulada Brazil.  Inaugurada pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no Espaço Cultural Bozar, na capital da Bélgica, em 4 de outubro, abrindo as atividades da Europélia.
A exposição levou ao público europeu, pela primeira vez, uma grande síntese do que foi produzido nas artes plásticas do país, nos últimos três séculos. No mesmo espaço cultural (Bozar), aconteceu a mostra Art in Brasil, que acompanha a evolução da arte brasileira desde os anos 1950 até os dias atuais. Destaque para a primeira sala de Alfredo Volpi, fora do país.

Outra exposição visitada foi a Índios no Brasil – um dos maiores sucessos da Europalia por mostrar artefatos e objetos de diversas culturas indígenas, provenientes dos principais museus antropológicos brasileiros. A seleção de peças tem como eixo norteador principal a intenção de ressaltar a diversidade, a representatividade e a contemporaneidade das artes indígenas.
O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário