segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Exposições Rio e S.Paulo - Novidades 2013


Curte um museu, um centro cultural, uma galeria de arte? Nós também! E temos dicas preciosas de exposições de artes plásticas e fotografia que vêm para o Rio de Janeiro e São Paulo em 2013.
Podem celebrar, cariocas. O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio, que atualmente abriga a mostra ‘Impressionismo: Paris e a Modernidade’, com obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Gustave Coubert, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Vincent Van Gogh e outros, vindas diretamente do acervo do Museu d‘Orsay de Paris, vai receber mais uma coleção valiosa no próximo ano. Cerca de 100 obras de artistas mulheres virão do Centre Pompidou, também de Paris, para o CCBB, em 2013. Bom demais, não é?
E ainda há mais para comemorar. A exposição ‘Adriana Varejão – História às Margens’, que passou pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo neste ano, chega à cidade maravilhosa em 2013. O MAM do Rio expõe, a partir de 17 de janeiro, a mostra sobre uma das maiores artistas plásticas brasileiras da contemporaneidade. Com curadoria de Adriano Pedrosa, aproximadamente 40 obras significativas de Adriana estarão por lá para os que desejarem admirá-las. Definitivamente, não dá para deixar passar.
Em Sampa, quem gosta de arte também estará muito bem servido. Na Pinacoteca do Estado de São Paulo, fotografias de Cindy Sherman estarão expostas a partir do segundo semestre. As obras de uma das mais importantes artistas contemporâneas da atualidade estiveram em uma retrospectiva supercompetida no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) neste ano e por aqui devem fazer o mesmo sucesso.
No MAM de SP, entre abril e julho, os destaques são duas grandes exposições individuais. Uma é de Alex Vallauri, com curadoria de João Spinelli, e a outra é a exibição de fotografias que o norte-americano Christopher Makos fez do deus da pop art Andy Warhol travestido (tem-que-ver-de-perto!). Além disso, de janeiro até março, rola a exposição Circuitos Cruzados, que criará um diálogo entre obras do MAM e do Pompidou. A mostra, concebida por Paula Alzugaray e Christine Van Assche, é de cunho político. Tudo anotado aí? Um 2013 cheio de arte para nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário