quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arte ambientalmente consciente ganha exposição no Senado

Exposição de Obras de Arte encerra eventos do Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi inaugurada nesta segunda-feira (20) a exposição de arte “Eu e o Meio Ambiente”, no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima e no Senado Galeria. Sob a curadoria de Fábio Almeida Prado, a mostra que reúne trabalhos de diversos artistas é o último evento da programação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), organizada pela Comissão de Meio Ambiente.


A exposição de quadros e esculturas poderá ser visitada até o dia 2 de julho. O senador Paulo Davim (PV/RN) representou o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), na abertura da exposição. O senador do PSB está em viagem pelos EUA, onde participa do simpósio “O Brasil & o século 21”, promovido pela Universidade de Harvard.

Paulo Davim destacou dois importantes aspectos dos trabalhos dos artistas, que aproveitaram materiais como refugo de madeira e lixas utilizadas pela construção civil para elaborar suas telas. “Além da beleza intrínseca, essa mostra tem uma função pedagógica, ela ensina a preservar a natureza, transformando lixo em belas obras de arte”, disse. 

Cinco pintores compareceram à abertura da mostra: os brasileiros Cláudia Verônica, Marcelino Cruz, Josafá Neves, Elsio Moriani, e a chinesa Isabela Wu (que além de expor uma obra no Senado, está com uma exposição individual aberta no Espaço Cultural do Café Savana).

A programação oficial do Congresso Nacional em alusão ao meio ambiente foi aberta no último dia 31 e contou com eventos no Senado e na Câmara, como audiências públicas, sessão solene, mostra de cinema e seminário sobre sustentabilidade. 

Curadoria: Fábio Almeida Prado

Informações: ASCOM do Senador Rodrigo Rollemberg - (61) 3303-6640 
(61) 8147-1545 / 3201-8147 / galeriaalmeidaprado@gmail.com






“O cerrado retratado em sua maior exuberância: a floração de uma caliandra, conhecida também como flor do cerrado”.
Artista: Ambrosina Coradi
Título: Cerrado
Técnica: Pintura com cera natural sobre chapa de metal reutilizada.

“No inconsciente do artista, até mesmo os animais se rebelam contra o tráfico ilegal de animais”.
Artista: Josafá Neves
Título: Mico Leão Dourado
Técnica: Óleo sobre tela.


“A luta pela sobrevivência na vegetação devastada pelas queimadas”.
Artista: Isabela Wu
Título: A última da toca.
Técnica: Aquarela.


“A textura delicada das sementes nos remete à arte plumária, uma das primeiras manifestações artísticas dos povos que aqui habitavam”.
Artista: Helena Lopes
Título: Peneiras
Técnica: Peneira reutilizada, linho, sementes de cipó (pente de macaco), e tinta acrílica.


“As faixas de pano abandonadas pela cidade, tanto por quem as coloca como pelo público alvo que as ignora, são matéria prima de excelente qualidade quando transformadas em obras de arte, e o melhor disso é que não perdem o sentido original de passar uma informação. O que muda é apenas o tema: sustentabilidade”.
Artista: Marcelino Cruz
Título: Reconstrução
Técnica: Tinta acrílica sobre tela elaborada com faixas de propagandas de rua, coladas e sobrepostas.


“Prédios modernistas, provenientes da era do aço e do concreto, inspiram obras elaboradas a partir de materiais descartados, que alcançam um status de nobreza não apenas pelo excelente resultado da obra, mas também pela reutilização destes materiais que levariam anos para se decompor na natureza”.
Artista: Breno Rodrigues
Título: Fachada
Técnica: Compensado de refugo de construção e colagem de lixas reutilizadas.


“Árvores sempre verdes, até mesmo nos desenhos de crianças em seus primeiros anos de escola, agora figuram em vermelho sangue, com imagens que se assemelham a desenhos rupestres, criando de certa forma a intenção de ilustrar ou alertar sobre a real situação do desmatamento nos dias de hoje”.
Artista: Siron Franco
Título: Árvore
Técnica: Gravura (serigrafia)


“O Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como a maior causa do aquecimento global”.
Artista: George Gutlich
Título: Fábrica
Técnica: Gravura em metal


“Com a utilização de pequenos pedaços de madeira, a técnica de marchetaria aproveita os mínimos pedaços de madeira, que seriam descartados ao lixo, e os transforma em obras de arte”.
Artista: Elsio Moriani
Título: Cata-ventos
Técnica: Marchetaria com restos de madeira.


“Numa cidade como São Paulo, é possível se deparar com um campo de visão no qual não se vê uma única planta ou um único animal, um pássaro que seja, e desta forma a única saída é se render e admirar a selva de pedra meticulosamente criada pelo homem”.
Artista: Gregório Gruber
Título: Vista da Catedral da Sé
Técnica: Gravura (Litografia)


“Que nunca chegue o dia em que todas as árvores nos deixem, pois com elas irão também a vida, o ar, os vários tons de verde e até a mais pálida das sombras”.
Artista: Luciana Torres
Título: Sombra
Técnica: Gravura originada de uma fotografia (serigrafia)


“Ao riscar-se uma chapa em metal, cria-se uma poesia que jamais poderá ser escrita, traduzida ou copiada. Será sempre única, mesmo que se crie com ela uma tiragem”.
Artista: Lêda Watson
Título: Os remansos de paz se seguem às maiores tempestades.
Técnica: Gravura em metal


“O que fazer com um material tão resistente que quando descartado vira um empecilho para a natureza? O que antes era piso ou parede se transformou em arte, e como se sabe, arte tem início, mas não tem fim, não tem prazo de validade e jamais será descartada”.
Artista: Cláudia Verônica
Título: Indiana
Técnica: Mosaico de azulejos


“Quem poderia imaginar que fosse mais fácil costurar em aço, papel de jornal usando fios de cobre, do que ensinar as pessoas a reciclar, mesmo que fosse apenas separando em casa o seu próprio lixo seco e orgânico”.
Artista: Fábio Borburema
Título: Releitura
Técnica: Fios de cobre costurados em jornal e aço oxidado. Materiais reutilizados.


“Meio ambiente virou sinônimo, de fragilidade, de situação limítrofe, de algo que precisa de constante atenção. E está cada dia mais claro que proteger o Meio Ambiente é uma questão de autopreservação”.
Artista: Sergio Costa Vincent
Título: Proteção
Técnica: Fotografia


Artista: Nádia Bacin
Título: Flor extinta
Técnica: Madeira (morta naturalmente), e cerâmica.


Artista: Natalino César
Título: Pé de árvore
Técnica: Escultura em madeira de vinhático (morta naturalmente).


Artista: Massimo Massaglia
Título: Cavalo
Técnica: Arame reutilizado, trançado e encerado com betume.


Artista: Delor
Título: Anta
Técnica: Escultura em madeira de jacarandá (morta naturalmente).


Artista: Naura Timm
Título: O circo medieval
Técnica: Escultura em raiz do cerrado queimada, pintada com tinta óleo e aplicação de tecido de folhas de ouro.


Artista: Fernando Carpaneda
Título: Morador de rua
Técnica: Restos de materiais descartados, argila e cabelo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário