domingo, 1 de maio de 2011

Exposição "Coisas Simples da Vida"

Exposição "Coisas Simples da Vida" 
Rocha Maia e Eliete Tordin 


A arte naif brasileira é caracterizada pela diversidade de costumes e  contrastes multiculturais. Os trabalhos dos artistas  Rocha Maia e  Eliete Tordin são sinceros, espontâneos, nos ajudam a ver a vida com simplicidade. 


Nascido no Rio de Janeiro em 1947, Rocha Maia passou a infância em uma quinta, o que o influenciou na sua tendência naif. Actualmente vive e trabalha em Brasília. Em 2006, foi convidado para integrar a Bienal Naif do Brasil. Em 2008 inaugurou a exposição individual "Descoberta de Portugal" na Galeria Pinacoteka no Rio de Janeiro. Em 2009 foi o artista convidado do Salão Internacional de Artes Plásticas de São João da Madeira. 


A excelência de Rocha Maia está na  habilidade de pintar com uma mente adulta e com a simplicidade de uma criança. As crianças observam os contornos, as cores e as formas na plenitude da simplicidade. Rocha Maia acrescenta na ingenuidade uma pitada de humor, regista a emoção e compartilha suas fantasias. As pinturas lidam com momentos específicos, lembranças e recordações da comunidade em que o artista vive. A intensidade e os detalhes com que essas lembranças são tratadas são a marca do artista. O gosto pelo simples. Suas pinturas cativam o espectador com incríveis pormenores e precisão e oferecem alegria. Ver a vida com o coração torna o mundo um lugar um pouco melhor, cheio de momentos de inocência, e fazem a vida valer a pena Eliete Tordin nasceu em 1964 em Valinhos, São Paulo. Autodidacta em arte naif, tem como objectivo manter em seus trabalhos a simplicidade e a forma de expressão espontânea influenciada pela beleza da região onde vive, deixa-se envolver pelas lembranças de sua infância, a brincar entre as árvores de seus avós. Em 2010 apresentou a individual "Caminhada" na Colorida Galeria de Arte de Lisboa (José Roberto Moreira - Comissário e Galerista). 


Eliete Tordin nasceu em 1964 em São Paulo, Brasil. Fez sua primeira exposição individual em 1998 e a partir daí sua trajectória artística se desenvolveu. Faz parte activa do movimento artístico de Campinas e Região e foi Directora da ACCA (Associação dos Críticos de Arte de Campinas). 


Autodidacta em Arte Naif, tem como objectivo manter em seus trabalhos a simplicidade e a forma de expressão espontânea influenciada pela beleza da região onde mora, destacando em muitas obras as plantações de figo roxo, deixando-se envolver pelas lembranças de sua infancia, a brincar entre os pés de figo roxo na quinta de seus avós. Dentre as inúmeras exposições, destaque em 2010 para a individual "Caminhada" na Colorida Galeria de Arte – Lisboa, em 2009 ECOAR-TE ARTE em Campinas – Brasil, em 2009   


ARTE PR6-MATA ATLÂNTICA - Campinas – Brasil, em 2009 Arte Actual - Campinas – Brasil, em 2009 Espaço Cultural Valinhos – Brasil, em 2009  
Galeria Espaço Cultural Ana Massara – Brasil, em 2009 Livro Artes Brazil 


Connection. 


A partir de cenários rurais,  Eliete Tordin transborda as telas com traços precisos em uma superfície de dois planos. A artista sonha em cores e encontra na simplicidade a magia do seu trabalho. Oferece ao observador alegria através da representação intemporal da natureza e da vida no campo. As pinturas criam um mundo não exactamente como ele é, mas como a artista gostava que fosse. As formas são apresentadas de um modo que fica claro a necessidade da artista na exploração do bidimensional de uma vida aparentemente menos agitada e facilmente compreensível. 


(José Roberto Moreira - Comissário e Galerista) 


Cocktail de Inauguração: Sexta-Feira, 29 de Abril, pelas 18:00hs. 
Patente até 21 de Maio de 2011  
( O artista vai estar presente na inauguração ). 


Casa Manoel Teixeira Gomes   
Rua Júdice Biker, nº1 – Portimão 
Tel 282 458 061 
www.colorida.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário